domingo, 29 de abril de 2012

Coleta seletiva

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidade: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Por que separar o lixo?
A coleta seletiva do lixo ajuda em todo o processo de reciclagem. Afinal, quando o lixo já é separado nas casas, os caminhões de lixo podem levá-lo direto para as usinas de reciclagem. Lá o lixo, já triado, é transformado e todo o processo de reciclagem ganha mais agilidade.

                                                               Texto adaptado: O Nacional, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário