sábado, 28 de abril de 2012

Tipos de lixo





Estamos navegando nas descobertas sobre o lixo... existem vários tipos de lixo o ideal é que cada tipo seja destinado de maneira adequada afinal queremos ajudar o planeta. 


Aprendemos que o lixo pode ser:

Urbano: que é composto principalmente por resto de comida, misturados com embalagens, vasilhames, jornais, louças e objetos quebrados, também são provenientes de nossas casas. O lixo originado nas residências é denominado doméstico ou domiciliar e resulta de atividades cotidianas: limpar a casa, cozinhar, ir ao banheiro, estudar.



Hospitalar: é aquele gerado por hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde, clínicas de estética, clínicas veterinárias a até mesmo pela nossa casa. Resíduos hospitalares podem ser: ataduras, gases, fitas adesivas para curativos, curativos em geral, seringas e agulhas, lâminas de bisturi, restos e frascos de medicamentos, e demais resíduos que podem ser considerados como hospitalares.
















Atômico: é o resíduo gerado pelas usinas nucleares, pelas máquinas de raio-x, por componentes tecnológicos de transmissão, etc. Representa muito risco à saúde por ser altamente contaminante caso haja um vazamento a radiação pode causar graves problemas de saúde nas pessoas que forem expostas, como queimaduras, câncer, má formação de crianças e dependendo do grau de radiação levar à morte. Os principais problemas do lixo radioativo é que ele permanece contaminado por um longo período, podendo chegar até mais de 100 mil anos. 



Eletrônico: é o resíduo gerado pela tecnologia. Este tipo de lixo vem aumentando muito nos últimos tempos, o consumismo exagerado é o maior responsável pela grande quantidade de lixo eletrônico. O problema deste lixo é que um aparelho eletrônico também causa poluição ao meio ambiente, e seu descarte deve ser planejado para não provocar impactos na natureza.




O lixo faz parte do nosso dia-a-dia, precisamos ter responsabilidade com ele para tentar diminuir os impactos na natureza.

                                                      Texto mediado e produzido pelo grupo do 3º ano - Prof. Henrique






Nenhum comentário:

Postar um comentário